Setúbal Especial Sprint

Não temos memória de alguma vez termos dedicado um artigo à edição inaugural de um evento, aquela que serve sempre como derradeiro teste...

Não temos memória de alguma vez termos dedicado um artigo à edição inaugural de um evento, aquela que serve sempre como derradeiro teste no que toca a aferir a capacidade de atracção de público e participantes, e por consequência, se é vantajoso organizar novas edições em anos subsequentes. A 17 de Julho, fizemos a nossa estreia... na estreia de uma prova que esperamos que tenha vindo para ficar. Trata-se do Setúbal Especial Sprint, uma iniciativa do CMS (Clube de Motorismo de Setúbal), que trouxe à Variante da Várzea assistência em quantidade generosa, bem como uma muito completa selecção de automóveis, com destaque para os muitos clássicos que responderam à chamada, apesar do forte calor que se fez sentir durante todo o dia.
Ao dispôr dos participantes, este evento abarcava duas modalidades distintas. A saber:
   Sprint - Uma prova de velocidade pura, na qual cada concorrente completava duas voltas ao traçado de 2160m no menor tempo possível;
    Regularidade - quatro rondas de duas voltas ao traçado, que se consideravam completas após duas passagens pelo percurso. As duas primeiras rondas eram de aferição, as restantes cronometradas, sendo que os tempos teriam que ser o mais próximos possível, com vista a atingir uma média ponderada de 50 km/h. A adesão a esta última modalidade foi de tal forma significativa que a última etapa acabou por ser cancelada, já que o evento terminou por volta das 23h00. E consta que a assistência não arredou pé até ao cair do pano!
Muito embora a competição tenha começado às 13h00, haviam razões de sobra para comparecer no local do evento algumas horas mais cedo. A manhã foi dedicada a várias exibições, que incluíram um desfile com todos os automóveis participantes, as “atravessadelas” dos BMW de Carlos Veiga e Vítor Mota da ADT (Always Drift Team), ambos participantes no King of Europe, o Campeonato Europeu de Drift, uma demonstração, também a dois carros, dos Caterham do troféu “Super 7 by Kia” e, por fim, o nosso primeiro campeão Mundial de Ralis em Grupo N, Rui Madeira, a regressar aos comandos do velhinho mas ainda muito capaz Ford Sierra RS Cosworth 4x4, numa exibição algo prolongada, já que no lugar do co-piloto, o Almadense fez-se acompanhar de várias crianças da Casa do Gaiato de Setúbal, que assim tiveram uma experiência memorável naquele dia.
Dedicando-nos um pouco aos participantes, a constante presença por parte da Photorevvin' nos track-days organizados no Autódromo do Estoril fez com que muitos dos carros (e caras) que avistámos não nos fossem de todo anónimos. Ainda recém-chegados ao “paddock”, cruzámo-nos logo com uma dupla que mereceu algum destaque no artigo relativo ao Estoril Experience Day de 19 de Junho, o nosso amigo Tiago Nunes e o nada stealth Mégane Coupé 2.0 Mk1, que viria a alinhar na vertente de Sprint deste evento. Após alguns minutos de conversa com este “Renaultísta” de gema, cruzamo-nos com as berlinas Italianas do Alfa Romeo Motorsport Team. Um pouco mais à frente, as máquinas da Orange Team. E poucos metros depois, não podemos deixar de “dar ao gatilho” junto do Porsche 911 Carrera 3.0 azul e vermelho que voltámos a encontrar por aqui também. Tal como nós, os carros acima mencionados preferiram vir esticar as pernas para novas paragens, mesmo com o Estoril Iberian Festival (que incluía uma edição mais reduzida do Experience Day) a decorrer neste mesmo dia. E ainda bem, já que não nos opomos minimamente a fotografar carros que já passaram pelas nossas lentes em ocasiões anteriores. É sinal que são usados em vários contextos, sejam eles competitivos ou não. Se isso resultar em imagens adicionais para nós, melhor ainda.
O briefing para os pilotos tem lugar às 12h, concedendo-nos assim 1h para degustar algo que se aparente com um almoço, já que, apesar das várias “roulotes”, não existem restaurantes nas proximidades, com excepção para uma famosíssima cadeia de fast-food que hoje não merecerá os nossos Euros. Após termos degustado uma gigantesca tosta mista, acompanhada de uma cidra gelada que soube pela vida, tendo em conta o dia de calor intenso, percorremos o traçado a pé de uma ponta à outra, tentando diversificar ao máximo a quantidade de spots fotográficos. O público continua a chegar em quantidade assinalável, entusiasmando-se em uníssono sempre que algum piloto fazia uma manobra mais exuberante, o que nunca faltou neste evento. E estamos absolutamente babados com as máquinas que vão passando diante de nós, já que tão depressa contemplamos um raro Austin Maxi do tempo dos nossos avós, como um Golf V GTI, um hot-hatch a que ainda podemos atribuir o adjectivo de moderno. Entre estas referências, cabem muitos automóveis que não só estão no seu habitat natural a fazer este tipo de manobras, como também ficariam absolutamente perfeitos caso tivessem um livrete com o nosso nome lá inserido. Destacamos, sem demérito para os restantes, o Opel Kadett C GT/E, nas cores obrigatórias para este modelo, os vários Datsun “tri-S”, tanto 1600 como 1800, este último bem mais raro, os vários Citroën Visa GT Tonic, tão quadradões como encantadores, ou os vários Porsche 944, que se mostraram muitíssimo equilibrados para uma prova com as características do Setúbal Especial Sprint.
Falámos de alguns dos carros presentes, mas não podemos esquecer o percurso onde esta prova decorreu. Apesar de não termos fotos do Mégane do Tiago em prova, uma vez que, à hora a que este correu, já tínhamos dado a nossa reportagem como concluída, damos-lhe destaque em formato vídeo, já que este nosso amigo autorizou-nos desde o primeiro momento a utilizar os onboards que poderão ver em baixo, que mostram que a Variante da Várzea constitui um local muito interessante para a realização de provas como esta:
Entre perto de 70 participantes, e após quase doze horas de competição non-stop, os dois vencedores do evento tinham um ponto em comum: ambos utilizaram veículos Alemães para chegar ao lugar mais alto do pódio, sendo que, na vertente de Sprint, Carlos Brízido e o seu Porsche 911 levaram a palma, e na Regularidade, António Magalhães, em Volkswagen Golf V GTI, revelou-se o mais eficaz a gerir o seu ritmo. Em baixo, deixamos as classificações oficiais.
Embora muito cansados, dado que suportámos temperaturas que rondaram sempre os 36ºC, não conseguindo captar todos os acontecimentos até final, saímos de Setúbal... esperançosos. Não é todos os dias que temos o privilégio de ver nascer um novo evento, e por consequência, de produzir um artigo sobre uma matéria de interesse para os nossos seguidores, e o esforço do ainda muito pueril Clube de Motorismo de Setúbal, embora com pormenores que terão que ser naturalmente revistos nas próximas edições, tem tudo para ter lançado as sementes de um evento que queremos que se torne referencial para esta região, já que são muito poucos os eventos deste género que se realizam abaixo do Rio Mondego. A cidade que viu nascer Bocage já merecia voltar ao desporto automóvel, e não é esta a única prova que o CMS quer fazer constar no seu calendário, sendo que o regresso da Rampa da Arrábida é uma aspiração primordial para os elementos desta organização. 
Da parte da Photorevvin', tudo faremos para ajudar o Clube a atingir os seus intentos, e resta deixar os nossos parabéns por montarem um evento que esperamos genuinamente que nos ponha a produzir artigos nesta zona com maior frequência, já que ambos possuímos uma ligação muito forte a esta cidade. Agradecemos a atribuição das credenciais de Imprensa, e esperamos que o artigo que agora termina faça justiça ao enorme trabalho de bastidores que montar um evento de raíz acarreta. Aos membros do CMS, um até breve, e àqueles que nos seguem, até já!
GOSTÁMOS: Público e viaturas em quantidade muito interessante, forte policiamento e espectáculo sempre garantido.
NÃO GOSTÁMOS: Paddock de tamanho reduzido, não-utilização da Variante da Várzea a todo o comprimento, hora de término do evento.

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