Morgan Aero 8 - Maisto

Começámos a semana com a Morgan , e é no mesmo tema que a fechamos. Seria apenas uma questão de tempo até apresentarmos alguma miniatur...

Começámos a semana com a Morgan, e é no mesmo tema que a fechamos. Seria apenas uma questão de tempo até apresentarmos alguma miniatura da marca de Malvern no Toys for Boys, e quisemos que a nossa estreia nesse capítulo tivesse um cunho especial. Nesse sentido, aproveitámos o recém-inaugurado showroom da Morgan em Lisboa para fazer uma sessão diferente, na qual privilegiámos o lado artístico em detrimento do realismo, algo que por norma procuramos sempre obter nas fotos para esta rubrica.
Certamente que muitos de vós não repararam no easter egg que deixámos no artigo relativo à inauguração do stand. Não, a miniatura que hoje apresentamos não foi connosco no dia 12 de Maio, mas voltámos ao espaço alguns dias depois para preparar a sessão que vão poder contemplar dentro de instantes. Novamente, os nossos agradecimentos à Morgan Cars Portugal por nos acolher tão calorosamente sempre que nos deslocamos às vossas instalações!
O Morgan Aero 8 é um dos mais importantes modelos na história recente da marca. Sendo o primeiro modelo a ser desenhado a partir de uma folha em branco desde 1948, bem como o primeiro Morgan a apresentar um chassis e quadro em alumínio, este surgiu no mercado em 2001. Alimentado por um V8 de 4,4 litros, de origem BMW, a primeira geração do modelo apresentava uma potência de 282 cavalos e um binário muito saudável de 430 Nm, atingindo os 100 km/h em 4,9 segundos e 257 km/h de velocidade máxima. Apesar de vários detalhes interessantes, como um peso relativamente baixo (1351 kgs), a abertura bipartida do capot e um lindíssimo conjunto rolante, proveniente da OZ e realizado em magnésio, o Aero 8 “Mk1” foi algo criticado pelo aspecto estrábico da dianteira, cujos faróis foram emprestados pelo Volkswagen New Beetle, muito embora a marca argumentasse que aquela disposição das ópticas melhorava a aerodinâmica do carro. A partir de 2007, esse pormenor foi corrigido, através da utilização dos faróis do Mini R53, que assumiram uma posição mais convencional. A actualização desse ano trouxe também uma subida na cilindrada do V8 alemão, que passou a ser de 4,8 litros, tendo a potência subido para os 367 cavalos. Além de alterações estilísticas, tanto exteriores como interiores, surgiram também novas opções para a gama, como o limitadíssimo Aeromax, um coupé produzido apenas durante 2008 e 2009 em número não superior a cem unidades, ou o Aero SuperSports, a variante targa.
É de referir que o Aero 8 tem uma história algo prolongada no mundo da competição, tendo competido nas 24 Horas de LeMans em 2002 e 2004, bem como noutras clássicas de resistência, como as 24 Horas de Bathurst em 2003 ou as 12 Horas de Sebring no ano seguinte, embora com resultados pouco expressivos. Foi também um participante assíduo no Campeonato Britânico de GT, e somou algumas participações no campeonato FIA GT e no Europeu de GT3. Era, sem dúvida, uma máquina distinta, a correr entre automóveis da Lamborghini, Ferrari ou Chevrolet, que foi substituída no ano do centenário da marca, 2009, pelo Aero Super Sports, que se estreou a ganhar as duas corridas de estreia, na mítica pista de Silverstone.
A miniatura
O Aero 8 que hoje vos trazemos da autoria da Maisto, é uma das miniaturas mais “experientes” na colecção de um de nós, tendo sido prenda de Natal no já longínquo ano de 2002. Esta peça ainda pode ser adquirida nova, bastando apenas um pouco de sorte para conseguir encontrar um exemplar nos hipermercados. Embora os exemplares actuais venham em caixa Bburago, os eventuais interessados não precisam de ter medo de estar a adquirir um produto de qualidade inferior, dado que não existe qualquer diferença entre as duas edições. O  elegante British Racing Green, a cor do exemplar que aqui mostramos, azul escuro e um vermelho que se aproxima do bordeaux são as cores à escolha, e três dezenas de Euros chegam e sobram para adquirir um exemplar imaculado. À data de escrita deste texto, não conseguimos encontrar nenhum Aero 8 à venda em alguns famosos sites alemães de venda de miniaturas, mas acreditamos que será apenas uma questão de tempo até esse stock ser reposto. Feitas que estão as apresentações, passemos à review de uma miniatura com um índice de qualidade muito interessante, tendo em conta a marca que o produziu.
Molde
Extremamente fiel ao modelo original, tanto em medidas como em formas. O 1:1 é um automóvel bastante arredondado, especialmente na secção dianteira, e a Maisto captou as curvas mais pronunciadas do Aero 8 de forma praticamente perfeita. O longo capot tem uma grande presença  no perfil desta peça, e bem que inspeccionámos a miniatura em busca de marcas de molde, nunca conseguindo encontrar nada além de transições muito suaves entre painéis. De notar que o molde merece alguns pontos extra na nossa apreciação por não apresentar folgas muito pronunciadas, excluindo a tampa da bagageira, onde estas são claramente excessivas no nosso entender.
Nota Photorevvin': 4/5
Detalhes
A Maisto fez muito bem o trabalho de casa nesta reprodução. O interior é sem dúvida a parte mais bem trabalhada desta miniatura, tendo muito pouco ficado em falta. Os bancos apresentam formas muito bem definidas e marcas de molde pouco evidentes, tendo direito a uns cintos aborrachados cuja presença é muito bem-vinda, embora fosse desejável que estes fossem realizados num material mais realista, a imitação de madeira nas quartelas das portas e tablier está muito convincente, o mesmo se aplicando à consola central, que até apresenta ilustrações nos botões dos vidros eléctricos e manete da caixa de velocidades. O tablier é sem dúvida a “estrela da companhia” do interior, tendo um detalhe muito aceitável nos manómetros e botões, e um bem replicado padrão losangular em quase toda a sua extensão. Só pedíamos flock no chão, vidros nas portas e um volante de aspecto mais cuidado para aumentar ainda mais a parada. Exteriormente, temos a destacar as encantadoras jantes OZ, absolutamente perfeitas em acabamento e dimensões, envolvidas por uns não menos competentes pneus Pirelli, que apresentam muita informação nas paredes laterais, um pormenor que ainda vai sendo frequentemente esquecido por fabricantes que praticam preços mais elevados nas suas gamas. Entre estas boas impressões, há que arranjar espaço para referir pormenores que seriam facilmente melhoráveis, caso da pintura que denota alguma casca de laranja no acabamento, faróis e farolins com os pontos de fixação visíveis, grelha frontal e escovas do pára-brisas com um aspecto demasiadamente plastificado, discos de travão com um padrão que não é minimamente realista e o motor, que pouco mais é que um bloco mal trabalhado, embora a bateria esteja presente. De qualquer forma, um dos Maisto mais completos no que toca a pormenores, que merece uma nota acima da média neste parâmetro.
Nota Photorevvin': 4/5
Qualidade de construção
Globalmente, está num patamar dentro do expectável para um Maisto, ou seja, satisfatória sem ser deslumbrante. Este exemplar já começa a evidenciar os pelo menos catorze anos de idade que tem em alguns pormenores, que embora não sendo muito preocupantes, mancham ligeiramente o bom aspecto geral. A pintura mostra já algumas bolhas que, embora não sejam detectáveis à primeira vista, já vão aparecendo pelo metal, e os cromados estão a desvanecer em zonas como a grelha frontal e escovas limpa-vidros. É um problema algo comum em miniaturas diecast, mesmo de fabricantes de topo, mas que não deixa de merecer uma apreciação mais contida.
Nota Photorevvin': 3/5
Relação qualidade-preço
Como referido mais acima, deverá ser fácil encontrar exemplares novos abaixo dos 30€. Conjugando este preço baixo com aquela que acreditamos piamente ser uma das melhores miniaturas de sempre da Maisto, o resultado final é um excelente negócio, mesmo considerando os anos que esta reprodução do Aero 8 já leva no mercado. Se servir de estímulo, podemos afirmar que um de nós, após a realização desta sessão fotográfica, avançou para a compra de um exemplar rigorosamente igual, de tão satisfeito que ficou com o índice de qualidade da peça.
É, sem dúvida, uma opção a considerar numa temática de miniaturas britânicas, um dos poucos Morgan que se podem adquirir nesta escala, infelizmente.
Nota Photorevvin': 4/5
Apreciação final
Poderá nem ser uma miniatura que tenha lugar em muitas colecções mas, quem tem ou pensa vir a ter um Aero 8 como este, tem aqui uma peça competente e que não representa de todo dinheiro mal gasto. Deixa-nos contentes ver um Morgan de um fabricante low-cost que não compromete na vitrine.
Existem sempre alguns pormenores que são indissociáveis da Maisto, que por vezes parece não querer apostar em acabamentos ou detalhes mais nobres por uma questão de... preguiça. Felizmente, alguns desses pontos fracos neste Aero 8 podem ser minorados através de modificações ou até mesmo substituindo alguns componentes, caso dos discos de travão que destoam grandemente com o resto do conjunto rolante. Para nós, o British Racing Green é a melhor cor das que a Bburago/Maisto propõem. É, pelo menos, aquela que faz mais sentido ter tendo em conta o país de origem da Morgan. No entanto, as duas cores adicionais conferem alguma liberdade de escolha aos eventuais interessados, que não devem descurar a compra de um exemplar usado, até. Temos visto alguns à venda em fóruns de miniaturas à escala a preços muito sedutores, com caixa, até. É sempre uma opção a considerar, principalmente quando se é um coleccionador iniciante.
Não queríamos terminar este parâmetro sem relevar a presença desta peça, cujas formas foram competentemente reproduzidas pela Maisto. Não é uma miniatura particularmente grande, até porque o 1:1 também não o é. Mas tem muito por onde fotografar, algo surpreendente para um produto deste fabricante. Deu-nos um gosto especial fotografá-lo no stand da Morgan. Não só a miniatura estava, efectivamente, “em casa”, como acreditamos ter escolhido a peça certa para uma sessão com estas características. Uma miniatura de um automóvel mais convencional talvez não resultasse num espaço semelhante da respectiva marca. É uma reprodução com uma beleza muito própria, e embora esta expressão seja frequentemente utilizada para descrever algo que não é de todo bonito, não é esse o caso. Comprem um, aí vão entender melhor este nosso ponto de vista. É uma aquisição que recomendamos vivamente.
Nota Photorevvin': 15/20

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