Encontro Mensal de Lisboa - 28/08/2016

Todos os quartos Domingos de cada mês, o Portal dos Clássicos organiza, bem perto da Estação Fluvial de Belém , um encontro matinal que c...

Todos os quartos Domingos de cada mês, o Portal dos Clássicos organiza, bem perto da Estação Fluvial de Belém, um encontro matinal que concentra algumas presenças de duas e quatro rodas que há muito perderam o estatuto de avistamento comum nas estradas nacionais. Quase desde que a Photorevvin' nasceu que andamos a tentar encontrar uma vaga na agenda para fazer a cobertura deste evento, algo que se tem revelado difícil, já que os Domingos são sempre o dia mais agitado na semana deste projecto. Mas, finalmente, conseguimos arranjar uma manhã disponível para comparecer a uma das edições deste encontro. Arrependimento? Só de não ter sido possível mais cedo... Podemos dizer que este evento começou logo na travessia da Ponte 25 de Abril, já que “escoltámos” o mesmo Datsun 1600SSS a que demos destaque no Popcorn Time desta semana, num encontro que se prolongou até ao destino de ambos. Embora não seja a primeira vez que encontramos este “Tri S”, sem dúvida um dos mais conhecidos da nossa praça, é a primeira vez que trocamos algumas impressões com o proprietário, que por sinal é um dos nossos maiores seguidores. Se já éramos fãs do carro, ficámos ainda mais admiradores de quem o mantém. Mas, felizmente, eram bem mais os factores de atracção disponíveis neste encontro, desde compactos dos anos 80, como o Opel Corsa A GT, a maquinaria mais exótica, como o Lotus Europa Special ou o Ferrari Mondial Cabriolet, considerado um dos filhos menos pródigos da marca mas ainda assim um carro que teríamos sem grande problema na garagem. E a simpatia do dono acompanhava o bom aspecto do Italiano...
Dado que chegámos cedo às imediações da Estação Fluvial de Belém, foi-nos possível acompanhar a chegada da maioria dos participantes, que acabaram por se espalhar um pouco pelos espaços disponíveis no parque, um local que regista sempre alguma afluência de auto caravanas, e usado frequentemente como estacionamento para quem passa o dia nesta zona da capital, o que faz com que seja praticamente impossível concentrar todos os automóveis antigos numa única área. O que, por um lado, é óptimo a nível fotográfico, já que nos permitiu diversificar um pouco os backgrounds das várias fotos que fomos tirando durante a manhã, mas que se traduziu num mau aproveitamento do espaço disponível por parte de alguns participantes, que podendo estacionar as suas viaturas junto do resto do “pelotão”, não o fizeram, criando espaços vazios que não são muito elegantes de observar num encontro com estas características.
É curioso constatar que, mesmo com uma afluência que não é de todo gigantesca, a “frota” que se dirigiu a este encontro pode ser adjectivada com uma única palavra: diversa, tanto em marcas, como em idade. Embora os anos 70 e 80 estivessem particularmente bem representados, através de automóveis como o Ford Escort MK1, o Opel GT, o Toyota Corolla AE86 Coupé ou o Renault 5 GT Turbo, foi possível encontrarmos alguns exemplares tanto de épocas mais distantes, como mais recentes em relação às acima referidas. Isto inclui extremos tão opostos como o belo Mercedes-Benz 190SL e o agressivo Nissan Sunny GTI-T, num piscar de olho aos anos 90 que se prolongava por automóveis como o Honda CR-X, o Alfa Romeo Spider ou o Lancia Delta HPE, um carro que deverá ter conhecido números de vendas residuais em território nacional, já que não nos lembramos de alguma vez termos visto outro exemplar para além deste.
Para nosso espanto, este deverá ter sido o primeiro encontro de clássicos que frequentámos que não registou a presença de qualquer Volkswagen Carocha, embora o mesmo tivesse estado de alguma forma presente através de um dos seus derivados, o Typ 3 Notchback, pintado num tom de castanho que realça os vários cromados que adornam a carroçaria. Já outra das forças maiores nos encontros de clássicos, o sempre fofinho Mini, esteve muito bem representado, através de vários Mini 1000 e 1275 GT. Gostaríamos no entanto de ter cantado os parabéns aos exemplares presentes, já que na mesma semana, o resultado do génio de Alec Issigonis comemorou 57 anos desde que foi introduzido ao mundo. São quase seis décadas que o tornaram num dos mais famosos clássicos a nível mundial. Gostaríamos de ter um em nossa posse? Absolutamente, mas não podemos deixar de mencionar alguns dos restantes compactos de época que encontrámos em Belém, como os encantadores Fiat 500 e 600 ou o Honda N360, grandes exemplos de que no antigamente era possível produzir automóveis verdadeiramente pequenos, que dão uma enorme lição aos citadinos actuais sobre o que é realmente encaixar em espaços reduzidos.
Finalmente, e embora se apresentassem em números muito reduzidos, não podemos negar que a presença de alguns motociclos acrescentou algum colorido a um evento que já oferecia fortes razões para sair cedo da cama. Gostámos particularmente da vistosa Kawasaki Cafe Racer, da enorme mas sempre elegante Honda Goldwing, e claro, das icónicas Vespas, a encantadora scooter da Piaggio que nunca fica fora de moda, tanto como solução para o trânsito citadino, mas também enquanto objecto de estilo.
A nossa presença na edição de Agosto deste encontro só nos fez pensar no que andámos a perder até ao momento, que no fundo é o que procuramos sempre num evento automóvel: boa disposição, veículos que nos façam “dar ao gatilho” o mais possível... e razões para voltar em edições posteriores. Não é para já possível prever quando é que voltaremos a Belém para acompanhar mais um Encontro Mensal, mas fica a vontade de regressar o mais brevemente possível. Dos vários encontros de automóveis clássicos em que marcámos presença enquanto membros da Photorevvin', este foi um dos que sem dúvida gerou maior interesse por parte de quem levou o seu clássico a Belém no último Domingo. “Onde é que as fotos vão sair?” foi uma das questões que mais nos colocaram durante a manhã. Pois bem, aqui estão elas, com a esperança de que quem nos abordou neste evento fique satisfeito com as imagens que apresentamos dos respectivos automóveis. Os nossos parabéns ao Portal dos Clássicos por organizar esta iniciativa, que merecerá sem dúvida novos artigos da nossa parte no futuro. Até uma próxima!
Gostámos: Ambiente descontraído, diversidade de veículos presentes, com destaque para as “duas rodas”, número de visitantes;
Não gostámos: Mau aproveitamento do espaço disponível por parte de alguns participantes, duração relativamente reduzida do evento.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images